
A respiração é mais do que apenas algo que fazemos para permanecermos vivos... Pesquisas buscam explicar como nossa respiração influencia o ritmo do cérebro.
"O que descobrimos é que, em muitos tipos diferentes de tarefas e em atividades de animais, os ritmos cerebrais estão intimamente ligados ao ritmo da nossa respiração". Somos mais sensíveis ao mundo exterior quando inspiramos, enquanto o cérebro se desliga mais quando expiramos. Isso também se alinha com a forma como alguns esportes radicais usam a respiração, por exemplo, atiradores profissionais são treinados para puxar o gatilho no final da expiração. Isso sugere que o cérebro e a respiração estão intimamente interligados de uma forma que vai muito além da sobrevivência, para realmente impactar nossas emoções, nossa atenção e como processamos o mundo exterior, há um mecanismo comum no cérebro que liga o ritmo da respiração a esses eventos.” (Professor Micah Allen - Aarhus University).
Nossa inspiração é como um controle remoto para nosso cérebro: ao inspirar pelo nariz, estamos afetando diretamente os sinais elétricos nas regiões do "cheiro" (sistema límbico), que indiretamente controlam os sinais elétricos de nossa memória e centros cerebrais emocionais. Dessa forma, podemos controlar e otimizar a função cerebral usando nossa inspiração, para ter discriminação e reconhecimento emocional mais rápidos e precisos, bem como obter melhor memória.
A Amígdala: Processa as emoções, interpretando o valor emocional de um estímulo
e envia sinais para outras áreas do cérebro para coordenar uma resposta adaptativa.
O Hipocampo: é o principal responsável pela memória emocional, filtra os acontecimentos que vivemos, sentimos e experimentamos, assim como armazena as informações emocionais em um contexto mais amplo.
Estas áreas cerebrais ligadas à emoção e à memória, são significativamente afetadas pelo ritmo da respiração, sugerindo que o ato de respirar pode modular as funções dessas regiões.
Nosso olfato está fortemente ligado ao registro, à recuperação de memórias, enquanto a respiração nasal à consolidação de memórias.
O olfato pode associar memórias a estímulos agradáveis ou desagradáveis, ajudando a determinar se são favoráveis ou ameaçadores.
Sem a respiração nasal perdemos informações importantes e interferimos na nossa oxigenação e disposição… E isto vale não somente para adultos, mas para crianças e jovens em fase escolar e de grande exigência nos estudos.

A respiração inadequada (bucal, curta e toráxica) pode afetar o processo de aprendizagem pois:
. interfere no sono, o que pode causar cansaço e dificuldades de concentração,
· causa baixo rendimento escolar,
· influencia na fala, pois a criança respira e fala ao mesmo tempo usando a boca,
· causa alterações da capacidade cognitiva, memorização e desenvolvimento da criança.
7 razões pelas quais os alunos precisam de respiração profunda
1. Acalma as emoções
Nossos sentimentos podem ser difíceis de administrar, entender e descrever conscientemente, especialmente quando somos jovens. Como resultado, os alunos podem ficar extremamente bravos sem saber o porquê e podem não saber como lidar com essa raiva. Medo extremo, tristeza ou ansiedade podem dominá-los (e a você) em momentos inesperados. Exercícios de respiração em sala de aula podem ajudar os alunos a acalmar essas emoções de forma rápida e eficiente e ajudá-los a se concentrar novamente.
2. Reduz o estresse
Os estudantes de hoje estão sob tremendo estresse. Além de lidar com testes mais padronizados do que nunca, muitos estudantes também estão enfrentando altas expectativas e intensa pressão para ter sucesso. Assim como os adultos, eles precisam de ajuda para encontrar maneiras positivas de administrar seu estresse.
3. Permite que o corpo relaxe
Os alunos ficam compreensivelmente animados quando retornam de uma atividade divertida, como recreio ou educação física. Exercícios de respiração podem ajudar a acalmá-los e fazer a transição para a prontidão para o aprendizado. Quando os músculos relaxam, a mente e as emoções seguem o exemplo.
4. Melhora o foco
Estudantes de todas as idades às vezes têm dificuldade em focar em tarefas e informações. A respiração profunda enfatiza uma tarefa simples: inspirar e expirar. Essa ação ajuda a mente a deixar de lado outras distrações e a prepara para prestar atenção ao trabalho em questão.
5. Aumenta a consciência corporal e o autocontrole
Há muita coisa neste mundo que não podemos controlar como adultos — imagine o quão difícil deve ser para crianças e jovens adultos! A respiração consciente para estudantes fornece algo que eles podem controlar: seus corpos. Se eles podem controlar sua respiração, eles podem aprender a controlar outras ações e comportamentos também.
6.A respiração nasal está diretamente ligada à quantidade de oxigênio que temos em nosso sangue.
Não só por ser a porta de entrada do oxigênio, mas por causa de uma molécula chamada Óxido Nítrico. O Óxido Nítrico é uma substância pouco conhecida pelas pessoas, mas muito influente em nosso organismo, responsável por mais de 2.000 reações dentro do corpo, entre elas a de controlar o nível de oxigênio no sangue.
Cerca de 60% de todo o Óxido Nítrico do corpo é produzido no nariz, durante a respiração nasal. Assim, quando a pessoa respira pela boca, ela fica com deficiência em Óxido Nítrico e, por consequência, de oxigênio no corpo. A deficiência dessa substância no organismo pode reduzir os níveis de oxigênio em até 18% e esta redução causa naturalmente uma queda no desempenho intelectual e outras consequências sérias como a enurese noturna (urinar em excesso a noite) e sono excessivo durante o dia, com a consequente dificuldade de concentração, foco.
7.A respiração consciente pode ajudar os estudantes a cultivar os benefícios da atenção plena.
Inspirar pelo nariz pode controlar nossos sinais cerebrais e levar a um melhor processamento emocional e de memória, enquanto a expiração lenta ativa a parte calmante do nosso sistema nervoso, reduzindo sentimentos de ansiedade e estresse. Então, enquanto a inspiração nasal altera especificamente nossa cognição, o ato de respirar lenta e profundamente, seja a inspiração ou a expiração, é benéfico para nosso sistema nervoso quando desejamos ficar mais calmos e lúcidos.
Esta respiração profunda e controlada, frequentemente usada em práticas de atenção plena, pode melhorar a capacidade da memória de trabalho, o tipo de memória que usamos para armazenar e manipular informações em curtos períodos
A respiração consciente enfatiza não apenas o componente respiratório, mas também o componente mental de prestar atenção e tornar-se consciente da mente, do corpo e da respiração juntos.
Ao observar de forma não crítica, sem nos forçar a "chegar" a algum estado especial, somos de fato capazes de observar nossas mentes e sentir nossos corpos mais sutilmente, passamos a escutar melhor nosso interior. Isso, por sua vez, se torna um caminho para o insight e criatividade .
Nossa respiração é poderosa o suficiente para regular as emoções e nos ajudar a ganhar clareza, e para fazer isso também devemos fazer o esforço de centralizar nossas mentes no aqui e agora.
Saiba mais sobre o assunto e pratique com o Curso Online Fôlego
Comments