top of page
  • Foto do escritorKaroline Meyer

Campeã Prova de Etapas MTB



Foram três dias de mountain bike, na categoria Dupla Mista - idade livre, durante a Riders Stage Race, ao lado do atleta Naicson Grangeiro.


A ultramaratona é considerada a maior do sul do país, uma verdadeira imersão no Mountain Bike com percursos incríveis por estradas, trilhas, reservas, subidas e descidas alucinantes na região de Camboriú/SC.


No dia 1 - 35km com 500m de altimetria foi um dia desafiador...

Eu estava em recuperação da prova de estrada de dois dias, a Volta de Brusque.

Ele vindo de uma longa viagem, no qual a bike foi perdida e somente chegou na noite antecedente à prova... Também teve que encarar uma grande mudança de clima (vindo do calor de Roraima para o frio do sul).


Taticamente ainda não tínhamos nenhum entrosamento, sendo que os ajustes foram feitos durante a prova. Outra situação que impediu algumas táticas de pedalar em dupla foi o impedimento de auxílio entre os atletas da dupla, o que é regra comum nestas provas.


Normalmente temos como regra para prova de duplas:

"Qualquer ciclista pode receber ajuda física de seu parceiro de equipe. Para fins deste contrato, “assistência física” pode ser: a partilha de água e alimentação, a troca de peças de bicicletas e acessórios (não incluindo a troca de quadros de bicicleta), a assistência com manutenção e reparo, e/ou empurrando e/ou rebocando por contato físico apenas."


A regra específica para esta prova foi:

"No caso das Duplas, cada atleta é responsável pelo seu deslocamento individual e de seu equipamento, não podendo rebocado, empurrado, carregado, ou ter seu equipamento carregado pelo seu parceiro de dupla ou qualquer outra pessoa, pessoa a fim de andar mais rápido, subir mais rápido, ou ganhar performance.

Sendo identificado este caso, a dupla será desclassificada.

Exceto exclusivamente poderá ser rebocado pela sua dupla no caso de quebra de equipamento (que deverá ser comprovada e identificada na chegada), ou acidente, para chegar até um ponto de apoio mecânico ou chegada.

Nas DUPLAS os dois atletas devem correr juntos todo o percurso e a distância entre os parceiros não pode superar 1 minuto ao cruzar a linha de chegada, sendo considerado para registro de tempo da dupla, o tempo do segundo atleta a cruzar a linha de chegada."


Seguimos respeitando as regras e fechamos a etapa em 1h24, abrindo 4minutos e ficando em 1o lugar.


No dia 2 - Etapa Rainha com 71km e 1500m de altimetria, agora sim mais sincronizados, largamos forte para conseguirmos aproveitar a energia de encarar o clima muito frio, chuva e vento, evitarmos acidentes e entrarmos mais seguros nas longas descidas. Deu certo. Fechamos a 2a etapa em primeiro lugar novamente e com 1h4min de vantagem.


  • Durante a prova o pior problema mecânico foi o da minha suspensão que travou e tive que fazer grande parte da prova assim, o que provocou muitas dores na coluna...


No dia 3 - Etapa com 51km e 1500m de altimetria, largamos controlando a vantagem, já com alguns problemas físicos, um baita susto numa descida e assim seguimos respeitando o corpo sobretudo, de forma inteligente, fazendo um "recovery", sempre que possível, guardando energia para eventuais necessidades, que foram bem aplicadas para garantir mais um 1lugar no terceiro dia e totalizarmos como Campeões Gerais Dupla Mista.


Como um dos principais fatores que interferem na performance numa prova de etapas é, também, um bom repouso e alimentação, pude desfrutar, pelo segundo ano consecutivo, do apoio da Morada do Estaleiro.



Quer ter mais Fôlego na Bike?

Organize uma palestra na sua Loja ou Grupo de Pedal!


Você também pode realizar um treinamento personalizado à distância, incrementando a sua performance no pedal.


Bora para a próxima aventura!






78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page