De forma inédita o “freediving” chegou na Chapada dos Veadeiros...
A idéia surgiu da parceria entre duas amantes das águas, Ana Fernandes Gomide(@mergulhenachapada) Turismóloga e Professora de Educação Física ( CREF 006505-G/GO ), e Karol Meyer (@karolmeyeroficial), 8x Recordista Mundial de Mergulho, Instrutora de Mergulho para crianças e adultos, palestrante e instrutora de Yoga (CREF 010088 -P/SC).
A primeira etapa da expedição “Mergulhe na Chapada com Karol Meyer” percorreu cachoeiras e poços de Cavalcante, Alto Paraíso e São Jorge, no estado de Goiás, avaliando o potencial da região para implementar, a partir do ano de 2021, cursos e aventuras de mergulho em apneia de forma estruturada e segura.
“As paisagens da Chapada dos Veadeiros já são de perder o folêgo, agora é a hora de descobrirmos as belezas submersas!”
(Karol Meyer)
Aspectos como acessibilidade do local, cor e visibilidade da água, profundidade e extensão dos poços, o tipo de solo submerso, o nível das correntes, potenciais atividades lúdicas em snorkel e apneia foram as principais características avaliadas para a seleção dos locais de aplicação dos cursos e definição de um roteiro exclusivo.
Apesar dos rios e cachoeiras serem os principais destinos procurados pelo turista, boa parte dessa população ainda não experimentou a sensação de um mergulho, sendo o turismo aquático para esse público, algo distante, perigoso e inacessível. Apenas a contemplação externa é mais explorada.
Os cursos servirão para diversos públicos, desde o turista que busca uma atividade extra e exclusiva, ao público que atua na área de turismo, permitindo o aperfeiçoamento de habilidades relacionadas ao salvamento aquático e a segurança, agregando qualidade e profissionalismo para a categoria.
A nova atividade também movimentará positivamente aspectos sociais e econômicos para a região, gerando maior demanda de serviços de hospedagem, transporte, alimentação, lazer e profissionalização.
O roteiro percorreu belíssimos pontos:
- Poço dos Buritis e Rio São Bartolomeu;
- Fazenda Veredas: Veredão, Veredinha e Poço Encantado;
- Vale dos Cristais: Poço das Fadas;
- Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – Poço do Garimpão;
- Poço de Pedras Bonitas/Togim.
A paisagem repleta de animais, cachoeiras e trilhas permite um programa muito rico em atividades.
Todos os locais visitados apresentaram um potencial para a prática do mergulho em apneia para iniciantes, e em alguns pontos, permite a evolução para um nível avançado, bem como pontos para treinamento dos profissionais das áreas de turismo e segurança (guias, salva vidas, bombeiros), com profundidades de -5m até -20metros.
É importante destacar a principal diferença entre snorkel (skin diver) e mergulho em apneia (freediving). Uma das principais diferenças se refere a flutuabilidade, no snorkel você está na maior parte do tempo se deslocando pela superfície, com algumas imersões ainda na faixa considerada positiva, ou seja, você se esforça para descer e sobe com facilidade até a superfície. São geralmente mergulhos de poucos metros. Já o freediving permite mergulhos além desta faixa, com uma maior permanência submerso, no qual nosso corpo passa por maiores pressões pois avançamos na profundidade, o ritmo dos mergulhos é maior e exigem mais do condicionamento mental e físico, entretanto permite uma maior interação com a natureza e momentos únicos submerso.
Além dos pontos mais fundos, as formações de rochas submersas permitem um passeio único através de belos cânions subaquáticos, raízes e outras paisagens que somente vemos em água doce. Outros pontos são verdadeiros oásis no Cerrado, com palmeiras e areia branca.
Há também mergulho com peixes de água doce como pacus, jaús, arraias e pontos nos quais você pode fazer uma flutuação e relaxar com a correnteza.
Na Chapada dos Veadeiros você também mergulha em poços com pedras de cristais... Ah que energia!
Karol Meyer, além de mergulhadora, é ciclista e, sempre que possível, procura unir #apneiaebike e lá na Chapada encontrou mais um local perfeito para isto. Com a parceria da @curupiracicloroteiros de Cristiano Medrado, a atleta pôde percorrer de mountain bike alguns dos percursos que levavam para os pontos de mergulho, além de curtir o visual do alto da Serra do Vão do Rio Claro.
Vale lembrar que estamos em altitude, o Cerrado é belíssimo, mas exige adaptação e cuidados...
Se você quiser aproveitar ao máximo, é melhor investir no condicionamento físico e na saúde em geral. Você pode, inclusive, investir num treinamento de respiração e apneia com Karol Meyer @karolmeyeroficial, antes de ir para lá! https://www.karolmeyer.com.br/product-page/treino-personalizado-à-distância-3-meses
Ana Gomide @mergulhenachapada é moradora de Cavalcante e trabalha como personal trainner para todas as idades, envolvendo atividades como o trekking, corrida, ciclismo, ginástica livre, natação do básico ao avançado e iniciação ao mergulho em apneia.
De outro ponto, na estrada, você avista o maravilhoso Morro da Baleia, um sinal da natureza de que o mergulho livre tem tudo a ver com a Chapada dos Veadeiros!
No próximo ano serão realizados cursos do nível básico ao nível intermediário, além de atividades extras para crianças e para a comunidade local.
Acompanhe as novidades nos canais:
@mergulhenachapada e @karolmeyeroficial.
Integrantes da Equipe:
· Karol Meyer
· Ana Fernandes Gomide
· Tiago Junior da Silva (safety e imagens subaquáticas)
· Augusto Meyer
Participantes Convidados:
Antonio Carlos Pires @antoniopirespediatra
Cristiano Medrado @curupiracicloroteiros
Luiz H. Guimarães Leitão @luiz_henrique_leitao (imagens externas)
Osmar Beserra Alves Dias (imagens externas)
Apoios e agradecimentos
Parceiros:
· @agoturismo.chapada
· @fazenda_barroco
· @gabgbarbosa
· @goiastrekking
· @hybrasilchapadaa
· @levicia_
· Max Restaurante CVC
· Musa Mineral
· @ovaledoscristais
· @pochardfrancois ( Dikumbe)
· Pousada Morro Encantando
· @pousadafazendaveredas
· @pousadavaledasararas
· @sociparquesveadeiros
· @supermercadodeusefiel
.
Colaboradores:
· @anaguiadocerrado
· @aanogueira
· Antonio Rodrigues Alves Gomide
· @amandinhafefe
· @encantodapizza
· Eliane Aparecida Carvalho
· @fabigomescr
· @gabgbarbosa
· @maria_gomide
· @nataliaxac
· @dnegreti1
· @mari_montanero
· @vilmar.kalunga
Organização do projeto:
Ana Fernandes Gomide
Comentários